Martins
Peralva, sugere a seguinte classificação dos casamentos: Acidentais,
Provacionais, Sacrificiais, Afins
(Afinidade superior), Transcendentes.
ACIDENTAIS
: Se dá
por efeito de atração momentânea, de almas ainda inferiorizadas. São as pessoas
que se encontram, se vêem, se conhecem, se aproximam, surgindo, daí, o enlace
acidental, sem qualquer ascendente espiritual. Usando de seu livre arbítrio, uma
vez que por ele construímos sempre o nosso destino. No nosso mundo, tais
casamentos são comuns, ainda.
PROVACIONAIS: Reencontro de almas, para
reajustamentos necessários à evolução delas. São os mais frequentes. É por essa
razão que há tantos lares onde reina a desarmonia, onde impera a desconfiança,
onde os conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias.
Deus permite a união deles, através das leis do Mundo, a fim de que, pelo
convívio diário, a Lei Maior, da fraternidade, seja por eles exercida nas lutas
comuns. A compreensão evangélica, a boa vontade, a tolerância e a humildade são
virtudes que funcionam à maneira de suaves amortecedores.
O Espiritismo, pelos conhecimentos que espalha, é meio eficiente para que muitos lares em provação, se reajustem e se consolidem, dando, assim, os primeiros passos na direção do Infinito Bem. O Espírita esclarecido sabe que somente ele pagará as suas próprias faltas, porém sempre contando com o auxílio Divino.
O Espiritismo, pelos conhecimentos que espalha, é meio eficiente para que muitos lares em provação, se reajustem e se consolidem, dando, assim, os primeiros passos na direção do Infinito Bem. O Espírita esclarecido sabe que somente ele pagará as suas próprias faltas, porém sempre contando com o auxílio Divino.
SACRIFICIAIS: Deus permite aí, o reencontro de
alma iluminada com alma inferiorizada, com o objetivo de redimir a que se pedeu
pelo caminho. Reúnem almas possuidoras de virtude a outras de sentimentos
opostos. Acontece quando uma alma esclarecida, ou iluminada se propõe ajudar a
que se atrasou na jornada ascensional. Como a própria palavra indica, é
casamento de sacrifício, para um deles. E o sacrificado tanto pode ser a mulher
como o homem. Quem ama não pode ser feliz se deixou na retaguarda, torturado e
sofredor, o objeto de sua afeição.Volta, então, e, na qualidade de esposo ou
esposa, recebe o viajor retardatário, a fim de, com o seu carinho e com a sua
luz, estimular-lhe a caminhada. O Evangelho nos lares, como em toda a
parte, funciona à maneira de estimulante da harmonia e construtor do
entendimento.
AFINS : Pela lei da afinidade,
reencontram-se corações amigos, para consolidação de afetos. São os que reúnem
almas esclarecidas e que muito se amam. São Espíritos que, pelo casamento, no
doce aconchego do lar, consolidam velhos laços de afeição.
TRANSCENDENTES: São Almas engrandecidas no Bem
que se buscam para realizações imortais. São constituídos por almas que se
reencontram, no plano físico, para as grandes realizações de interesse geral. A
vida desses casais encerra uma finalidade superior. O ideal do Bem e do Belo
enche-lhes as horas e os minutos repletando-lhes as almas de doce ventura,
acima de quaisquer vulgaridades terrenas, acima das emoções inferiores, o amor
puro e santo. Todos nós passamos, ou passaremos ainda, segundo o caso, por essa
sequência de casamentos: acidentais, provacionais e sacrificiais, até
alcançarmos no futuro, sob o sol de um novo dia, a condição de construirmos um
lar terreno na base do idealismo transcendental ou da afinidade superior. E
enquanto caminhamos, o Espiritismo, abençoada Doutrina, cumulará os nossos dias
das mais santas esperanças…
É
evidente que o matrimônio, sagrado em suas origens, tem reunido sob o mesmo
teto os mais variados tipos evolutivos, o que vem demonstrar que a união, na
Terra, funciona, às vezes como meio de consolidação de laços de pura afinidade
espiritual, e, noutros casos, em sua maioria, como instrumento de reajuste.
Algumas
vezes o lar é um santuário, um templo, onde almas engrandecidas pela legítima
compreensão exaltam a glória suprema do amor sublimado. Porém, a maioia dos
lares funcionam como oficina e hospital purificadores, onde, sob o calor de
rudes provas e dolorosos testemunhos, Espíritos frágeis caminham, lentamente,
na direção da Vida Superior.
Autor:
Martins Peralva
Livro :
Estudando a Mediunidade – cap. XVIII
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