quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAP. X - BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS


Quando uma pessoa faz alguma coisa errada, não devemos criticá-la, porque nós também erramos. Aquele erro deve servir de lição para que não façamos o mesmo.
Além de não criticar, não devemos também ficar espalhando seu erro. Porque, antes de mais nada, devemos nos preocupar com o nosso comportamento. Os misericordiosos devem aprender a perdoar as ofensas. Porque, quando perdoamos de coração, Deus também perdoará nossos erros.
Quem nunca errou? Quem nunca precisou de perdão? Por isso, Jesus ensina que devemos perdoar as faltas dos outros, porque nós também cometemos faltas.
Quando orarmos sem mágoa da pessoa que nos ofendeu e arrependido dos nossos erros, nossa prece agradará Deus.
As pessoas daquela época estavam confusas com os ensinamentos de Jesus, porque pedia: para perdoar, para não revidar ofensas, etc., e eles estavam acostumados a seguir A LEI que são as leis escritas por Moisés, e que eram rígidas, a maioria mandava matar para punir aquele que errasse. Moisés escreveu a maioria das leis, mas também recebeu, através de sua mediunidade, leis divina, que são os 10 MANDAMENTOS.
Então, um dia, levaram até Jesus uma mulher que era casada e adulterava com outro homem. Queriam apedrejá-la, porque A LEI de Moisés dizia para apedrejar até a morte a mulher e o homem que fossem casados e cometessem o adultério. E aí perguntaram a Jesus:
- Que Lei devemos aplicar a esta mulher? A Lei de Moisés, que manda matar ou a sua, que pede para perdoar?
Jesus, com sua sabedoria, pôde ver que a mulher estava arrependida e que aqueles homens também tinham erros.
Então, olhou para eles e disse:
- Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra.
Depois desta grande lição de moral, os homens ficaram envergonhados, saíram de cabeça baixa. E Jesus falou à mulher.
- Vai e não peques (erres) mais.

Jesus quis mostrar que só pode apontar erro alheio, aquele que nunca errou. E que é a lei de Deus que está nos 10 mandamentos e que diz “não adulteres” que deve ser seguido por todos, homens e mulheres e não a de Moisés que diz "Os adúlteros serão apedrejados até a morte" (Deuteronômio 22:22). Afinal, nos 10 mandamentos Deus diz: "não matarás".

E Jesus pediu para que a mulher não transgredisse a Lei divina novamente.

Então, o perdão é um exercício que devemos começar a praticar. Há pessoas que não conseguem pedir desculpas, porque são muito orgulhosas; outras dizem que perdoam da boca para fora, pois vibram de longe para que algo aconteça para quem as prejudicou, e quando acontece sentem-se vingadas e dizem: “bem feito!”; etc. Precisamos entender que quando nos vingamos com palavras ou gestos, direta ou indiretamente, é porque não perdoamos. A vingança é contrário ao perdão.

Quando nós entendermos que, mais dia menos dia, precisaremos (nós ou nossos entes queridos) da misericórdia de alguém para que sejamos perdoados por algo que fizermos, nos esforçaremos mais para sentirmos misericórdia de alguém e com isso, exercitaremos com mais facilidade o perdão. Afinal, somos espíritos que já erramos muito em encarnações passadas e continuamos a errar porque ainda temos falhas morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário