sábado, 28 de maio de 2011

ONDE FICA NOSSA INTELIGÊNCIA?



Onde fica nossa inteligência? No corpo físico, no perispírito ou no espírito?

Para responder esta pergunta primeiro precisamos saber QUEM SOMOS.
Segundo explicação dos Espíritos a Kardec em O Livro dos Espíritos, SOMOS ESPÍRITOS, e os Espíritos são o princípio inteligente do universo e sua forma, para que possamos entender, é como se fosse “uma chama, um clarão ou uma centelha etérea.” Então, podemos concluir que não temos uma forma definida. Nós adquirimos uma forma a cada encarnação. E esta forma só é possível graças ao PERISPÍRITO. Quanto mais evoluído for o Espírito, mais sutil (fino) será o perispírito. Os elementos que formam o perispírito é retirado do fluido existente no planeta que o Espírito irá encarnar. Quando o Espírito se tornar um Espírito puro, através das muitas encarnações, ele não precisará mais do perispírito, este então não existirá mais. Mas, um Espírito puro pode escolher encarnar (mesmo sem precisar) para ajudar a população de um planeta, como foi o caso de Jesus. Neste caso, ele utilizará um perispírito novamente, mas somente no tempo que estiver encarnado. Portanto, chegará um dia que não utilizaremos um corpo físico porque não precisaremos encarnar mais e nem corpo espiritual ou corpo astral (perispírito) porque seremos um Espírito puro, seremos apenas uma chama, um clarão ou uma centelha etérea. Mas, apesar de Espíritos puros não precisarem reencarnar e, consequentemente, dos corpos físicos e perispíritual, poderão optar por reencarnar para ajudar na evolução de um povo ou planeta. Exemplo: foi o caso de Jesus. E poderão também utilizar o perispírito para serem reconhecidos onde fizerem aparições.

Estas informações nos faz pensar que: Jesus e Deus não tem um corpo definido ao nosso limitado conhecimento. Portanto, não ficam sentados em tronos; se o Espírito não tem forma também não tem sexo, ou seja, ser do sexo masculino e feminino só quando estamos encarnados; que os Espíritos não retrocedem na evolução, portanto, quando alcançam a perfeição não se rebelam, porque não abrigam mais sentimentos de orgulho ou revolta.

Onde fica nossa inteligência?
No ESPÍRITO. Se fosse no corpo físico tudo que adquiríssemos de conhecimento e aprendizado se perderia com a morte do corpo físico. Se ficasse no perispírito, todo conhecimento e aprendizado se perderiam quando não precisarmos mais do perispírito. Então, a inteligência, conhecimento e aprendizado ficam armazenados no ESPÍRITO. Só ele é eterno.
Por isso, vemos crianças prodígios que tocam instrumentos musicais ou compõem na infância, como Beethoven. Crianças gênios em matemática, física, ciência, etc. Elas acumularam este conhecimento através das encarnações. Em uma encarnação desenvolve ética-moral, em outra aperfeiçoa na área da tecnologia, etc., e assim vão aprimorando o Espírito equilibrando a parte material com a espiritual. São Espíritos velhos em corpos novos.

Onde fica a inteligencia dos deficientes mentais?
Geralmente são Espíritos que usaram a inteligência para prejudicar o próximo ou foram suicidas. A Providência Divina permite que determinados espíritos reencarnem nesta condição, para aprenderem uma grande lição através do constrangimento a que ficam sujeitos, totalmente impossibilitados de se manifestarem normalmente. Neste caso, o corpo físico é planejado (antes de encarnar) para aquele Espírito. Ele (corpo físico) terá limitações para dificultar a manifestação do Espírito preso a ele. Mas, o conhecimento, o aprendizado que adquiriram anteriormente continua guardado no ESPÍRITO, mas naquela encarnação não poderá se manifestar. Não pensemos que a existência como excepcional seja perdida em termos de aprendizado. O espírito sofre não poder manifestar-se, contudo mantém todas as suas faculdades e gradativamente aprenderá a não utilizá-las mal. O deficiente mental é como um motorista de fórmula 1 que tem um carro inferior com motor ruim. Ele sabe dirigir, mas o carro (corpo físico) não corresponde a altura de seu conhecimento e vontade.


(Texto de Rudymara - http://grupoallankardec.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário