domingo, 23 de maio de 2010

CAP. II : "MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO"


Corria um boato que Jesus era o rei dos judeus. Então, quando Jesus foi preso e levado até Pilatos. Este, sabendo do tal boato, logo perguntou:
Você é o rei dos judeus?
E Jesus respondeu:
- Meu reino não é desse mundo. Se meu reino fosse deste mundo, minhas gentes teriam combatido para me impedir de cair nas mãos dos Judeus; mas meu reino não é aqui.
Pilatos não entendeu a resposta, então, tornou a perguntar:
- Você é ou não é rei?
Jesus lhe replicou:
- Você é que está dizendo que sou rei; eu não nasci e nem vim a este mundo senão para testemunhar a verdade; qualquer que pertença à verdade escuta minha voz. (João, cap.XVIII, v. 33,36, 37).

Antes dessa conversa, alguém perguntou à Jesus:
-     Onde fica o reino de Deus?
Jesus respondeu:
- O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS.

Então, entendemos que o reino não se trata de um local geográfico, na Terra ou alhures. É um estado de consciência. O Céu está em nosso universo interior. Obviamente, o inferno também. Diríamos que são realizações pessoais, condicionadas ao que pensamos e fazemos. O reino é o alinhamento integral da própria vida com as leis Divinas e, portanto, incomunicável a quem não a conheça por não vivenciá-la. Como será não ter egoísmo ou qualquer tipo de apego? Como se sente quem tenha confiança absoluta em Deus? Não podemos imaginar, pois constituem conquistas ainda distantes para nós.
Quando Jesus disse que seu reino não era deste mundo porque se fosse, suas gentes teriam combatido para impedir que ele caísse nas mãos dos judeus, ele quis dizer que “suas gentes” pensavam e agiam como ele, portanto seriam leais, e nutririam os mesmos sentimentos que ele, por isso não o entregariam aos que lhe fariam mal. O que reina neste nosso mundo (planeta Terra) é o que ainda reina no mundo interior dos seus habitantes, ou seja, a ignorância e a maldade. E no reino de Jesus estes sentimentos já não existem mais.
Ainda hoje vemos pessoas dizendo:
·         “Você viu como fulano (a) casou-se bem?  Por que esta afirmativa?  Porque a pessoa está casando-se com alguém rico ou bem de vida. Dá a entender que aquele que casa-se com pobre não casa bem. O que é um engano. Talvez aquele que casou-se “bem”, casou-se por interesse e não por amor. E o cônjuge não é tão bom como deveria.
·         Vemos também muitas mães e pais dizendo aos filhos: “Quero que você seja alguém na vida, meu filho.” O sentido é bastante materialista. O certo seria dizer: “Quero que você seja alguém honesto, seja lá a profissão que você escolher.”
·         Vemos pessoas cultivando amizades por interesse, e desprezando verdadeiras amizades, porque estas não lhe trazem retorno material. Tratam pessoas que lhe são interessante com cortesia, com carinho, e com aquele que não lhe é interessante, fala com grosseria, com desprezo, etc.
·         Quantos tratam melhor o bem vestido do que o que veste trajes humildes. E, no entanto, o com trajes humildes, muitas vezes, tem melhores virtudes do que o bem vestido. Ex: Certa vez, uma amiga adentrou uma casa religiosa e, um trabalhador da casa cumprimentou um homem que vestia branco, parecia um médico, e disse: “É a primeira vez que vem a nossa Casa?” O médico disse que sim, e o anfitrião disse: “Seja bem vindo!” E, a amiga, que ali estava pela primeira vez, ficou indignada, e não voltou mais. Porque o tratamento não foi igual para todos. 
Enfim, ainda temos muito de Pilatos em nossas atitudes. Quando lavamos as mãos diante de uma situação que ajudaria um(a) companheiro(a) de jornada para não nos comprometermos com a responsabilidade e/ou trabalho, e muitas vezes o deixamos em situação difícil. Ex.: Não ajudo ninguém, isto é problema do Governo.  
Ainda vemos muitos vendendo Jesus (seus ensinamentos), em nome do interesse material, como fez Judas.
Ainda vemos muitos negando Jesus (transgredindo seus ensinamentos), em nome da prosperidade material, muito mais vezes que Pedro.
Jesus dizia sempre que seu reino não era deste mundo, porque seu reino era o Reino de Deus, onde a riqueza vinha do coração, como: amar a todos, perdoar sempre, amparar os pobres, ser honesto, etc. Ele não nasceu para morar em palácio, nem ter coroa de ouro. Ele nasceu para nos dar exemplo de como devemos buscar o Reino de Deus, porque nós só levaremos, depois que desencarnarmos, todo bem ou mal que tenhamos feito.
E o reino da Terra ainda é: o poder, a fama, o dinheiro, o ouro, o carro, a casa, etc.
Vejamos o que aconteceu com uma rainha de França, depois que ela desencarnou:

“Era uma vez, uma rainha poderosa, que julgava-se superior e desprezava os pobres e os humildes. Mas os pobres não se revoltavam com a pobreza e se ajudavam uns aos outros, repartindo o pouco que possuíam.
Eles desencarnaram e a rainha também. Os pobres chegaram ao plano espiritual, iluminados, e a rainha estava toda escura e mal vestida. Era a condição de seu Espírito.
A rainha inconformada dizia:
-          Eu fui rainha na Terra, porque não sou recebida assim?
O mentor respondeu:
-          Aqui, o Espírito chega somente com o bem que tenha feito. A riqueza e poder ficam no mundo material. Deus lhe emprestou a riqueza para que você fizesse o bem. Mas, você foi orgulhosa e egoísta.”

 (Uma rainha de França, Havre, 1863).

Resumindo: O Reino de Deus é o estado de sublimação da alma, criado por ela própria, através de reencarnações incessantes, na prática do Bem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário