quarta-feira, 28 de abril de 2010

REFLEXÃO DE UM LÍDER ESPIRITUALISTA


A CRISE E A ESPERANÇA
O QUE DIZ O SEGUIDOR DE YOGANANDA


Texto • José Tadeu ArantesFonte: Revista Bons Fluidos Fevereiro 2009 edição 119

Paramahansa Yogananda (1893-1952) foi um dos primeiros mestres espirituais indianos a vir para o Ocidente. Sua Autobiografia de um Iogue se tornou livro de cabeceira para milhões de pessoas, inspirando-as a buscar a espiritualidade. Seguidor desse grande iogue e monge da instituição por ele fundada, o irmão Naradananda tem-se dedicado, há mais de três décadas, a espalhar a mensagem de Yogananda. Nascido nos Estados Unidos, ele foi engenheiro antes de se tornar monge, em 1977. Hoje, dirige um ashram (retiro iogue) em Hidden Valley, Califórnia. Naradananda esteve recentemente no Brasil, quando concedeu esta entrevista para BONS FLUIDOS.


BONS FLUIDOS - Como o senhor vê a época em que estamos vivendo?

NARADANANDA - É um período de caos, confusão e tumulto em todos os níveis. A consciência humana está tentando se expandir. Mas há fortes resistências. Daí o desconforto. Acredito, porém, que as mudanças ocorrerão rapidamente. Estamos muito perto da passagem para uma nova era.


BF -Sri Aurobindo disse algo semelhante há mais de 80 anos.

N - Em cada época, há indivíduos que vão muito além da maioria, transcendendo as limitações de seu tempo. Sri Aurobindo foi um desses homens. Por outro lado, existem também os resistentes, os que se apegam a velhos hábitos, principalmente os mentais. Por isso, a transição se atrasou.


BF - O que podemos fazer para acelerar essa passagem?

N - Acordar de manhã e meditar ou rezar com o propósito de aprofundar nosso relacionamento com o sagrado. Também despender algum tempo rezando pelos outros, pelas nações e pelo mundo. À noite, fazer a mesma coisa, nem que seja por apenas dez minutos. Se muita gente fizer isso, a vibração do planeta mudará.


BF - Práticas como a hata-ioga podem ajudar?

N - Certamente. Mas como parte de um sistema mais amplo de ioga. O principal benefício da hata-ioga é preparar o corpo para permanecer mais tempo sentado, em meditação. Também ajuda a levar uma vida balanceada: comer corretamente, repousar na hora certa, cultivar bons pensamentos, praticar bons relacionamentos. Principalmente, lembrar que não somos apenas nossos corpos. Somos parte de Deus.


BF - Com base no famoso Calendário Maia e em outros indícios, muitos praticantes espirituais acreditam que o grande salto evolutivo ocorrerá em 2012. O que o senhor pensa disso?

N - Quanto mais conseguirmos sintonizar nossa consciência com Deus, mais rápida e menos dolorosa será a passagem. Como já disse, a oração é muito poderosa nesse sentido: prece para si mesmo, prece para os outros, prece para as nações, prece para o mundo. Principalmente, devemos rezar para que Deus nos ajude a sermos mais espirituais. Vivendo uma vida mais espiritualizada, cada um pode fazer a sua parte. E isso afeta o mundo todo.


BF - Que conselho o senhor daria para as pessoas que se sentem inseguras e amedrontadas diante deste tempo de incertezas?

N - Transforme a si mesmo e esteja em sintonia com Deus. Então, aconteça o que acontecer, tudo estará bem. Yogananda disse: “Com Deus, tudo é divertido. Sem Deus, tudo é tudo, menos divertido”.


Postado por Fátima Carvalho - São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário