quinta-feira, 28 de março de 2013

PÁSCOA ESPÍRITA




Jesus repartiu o pão deu graças e distribuiu entre os discípulos, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo", oferecido por eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue, que também seria derramado para beneficiá-los. E pediu: "façam isto em memória de mim." 

Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo) compartilhassem uns com os outros o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, derramando sangue, se preciso fosse, assim como ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina não seria de fácil aceitação, por isso concluiu: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros." Foi o que aconteceu com seus discípulos. Exemplo: Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Ele pediu que fizessem isto em memória Dele para que seus ensinamentos não ficassem esquecidos.
Por isso, não fiquemos apenas repetindo o gesto de repartir o pão nos cultos religiosos. Façamos isso o ano inteiro com quem necessita de nossa ajuda. É isso que Jesus espera de nós, há mais de dois mil anos. Ressuscitemos Jesus em nossas atitudes. 


Rudymara (Grupo de Estudo Allan Kardec)


sábado, 23 de março de 2013

MUITOS ESPÍRITAS ESTÃO ACEITANDO QUALQUER PSICOGRAFIA - J. Raul Teixeira





Dirigentes espíritas, donos de livrarias espíritas e espíritas em geral, ressuscitemos André Luiz, Emmanuel, Irmão X, Joanna de Angelis, Allan Kardec, Leon Denis, e outros nomes de respeito da doutrina em nossas leituras. Como disse Raul Teixeira: "Para ajudar a saúde de nosso movimento espírita."





terça-feira, 19 de março de 2013

O QUE FAZER COM OS MÉDIUNS QUE NÃO GOSTAM DE ESTUDAR?




Baccelli responde: Conscientizá-los de que continuarão na ignorância que escraviza, ao invés de terem acesso à Verdade, que liberta.
Os médiuns não afeitos ao estudo precisam saber que marcarão passo na mediunidade, convivendo psiquicamente com espíritos que quase nada lhes podem acrescentar, porquanto o comodismo dos médiuns atrairá o comodismo das entidades que não se interessam pelo próprio crescimento espiritual.
Seria interessante, para auxiliá-los, que os dirigentes dos grupos espíritas que freqüentam condicionassem a sua presença às reuniões mediúnicas à sua efetiva participação nos estudos doutrinários da casa.
Os médiuns rebeldes ao aprendizado devem ser esclarecidos de que os espíritos que por eles se expressam não poderão substituí-los no esforço de iluminação pessoal, porquanto, na maioria das vezes, esses mesmos espíritos se revelam carentes de maior esclarecimento.
À medida que o médium se aperfeiçoa em sua condição mediúnica, aperfeiçoar-se-ão os espíritos que o secundam no exercício de suas faculdades, porquanto o médium que melhora de nível naturalmente não mais oferecerá sintonia aos espíritos recalcitrantes ao conhecimento.
O médium que se julga dispensado de aprender está atestando as suas limitações, sendo, por isso mesmo, dentre todos, o mais necessitado de debruçar-se sobre as obras que possam elucidá-lo.
Se o espírito não consegue comunicar-se através de um médium que não lhe ofereça ambientação psíquica, a comunicação para ele torna-se praticamente impossível, quando o médium não lhe ofereça recursos intelecto-morais para tanto.
Se o médium não estuda, melhor para ele que não perca tempo com mediunidade; existem outras maneiras para que consiga servir à Doutrina e de trabalhar a si mesmo . . .
Não se esqueça o medianeiro de que o exercício da mediunidade em si já se constitui em excelente aprendizado, porém não basta para torná-lo consciente e responsável!




terça-feira, 5 de março de 2013

O BÁSICO DO ESPIRITISMO

 


QUEM SOMOS NÓS?
Espíritos imortais.
DE ONDE VIEMOS?
Do plano espiritual.
PARA ONDE VAMOS APÓS DESENCARNARMOS?
Retornaremos para o plano espiritual.
O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI OU POR QUE REENCARNAMOS?
Estamos aqui ou reencarnamos para evoluir.
O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVOLUIR?
Devemos seguir o conselho de Jesus: “Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.
COMO AMAR DEUS E O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS?
Jesus nos coloca como ponto de referência por que: Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme, a vingança, o ódio, etc. Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita toda sua criação e suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por Ele e que Ele a todos nos ama.
MAS, COMO FAZER ISSO NUMA SÓ VIDA?
Não conseguiremos evoluir plenamente numa encarnação apenas. Por isso, reencarnaremos quantas vezes forem necessários para alcançarmos a angelitude.
QUANTAS VEZES JÁ REENCARNAMOS?
Cada um de nós foi criado em data diferente. O número de encarnações não é possível saber exatamente. A única certeza é que todos nós já reencarnamos inúmeras vezes e reencarnaremos mais inúmeras vezes pela frente.
É POSSÍVEL DIMINUIR O NÚMERO DE REENCARNAÇÕES?
Sim. Dependerá do esforço que o Espírito fizer para vivenciar o bem e de não continuar a vivenciar o mal.
PODEMOS REENCARNAR COMO ANIMAIS?
Não. Nossa tendência é evoluir. Se voltássemos como animais seria um retrocesso evolutivo.
POR QUE A DOR E O SOFRIMENTO?
A dor e o sofrimento nos ajudam no aprendizado e na evolução.
A DOR E O SOFRIMENTO EXISTEM PARA APRENDERMOS E EVOLUIRMOS?
Não. A dor e o sofrimento só existem porque não exercitamos o amor, a lei de amor. A dor não é uma lei, é uma consequência de nossa inconsequência.
ENTÃO, NÃO PRECISAMOS SOFRER PARA EVOLUIR?
Não. O apóstolo Pedro disse que “...o amor cobre multidões de erros...”, ou seja, ao invés de pagar sofrendo, podemos pagar amando.
ESPÍRITA CASA-SE NO TEMPLO RELIGIOSO?
Não. O casamento espírita é só no civil.
ESPÍRITA BATIZA?
Não. O Espiritismo não adota ritual. João mergulhava as criaturas nas águas do Jordão, num ato simbólico de batismo, para anunciar a vinda do Cristo e convidar o povo a se arrepender dos seus pecados e, se propor a uma renovação moral. Portanto, para os espíritas, o batismo, foi tão somente um divisor de águas, o marco de uma vida nova. Há muitos batizados cometendo delitos, e há muitos que não são batizados que vivem de maneira cristã. Acreditamos que seremos julgados pelos nossos atos e não por sermos ou não batizados. É o que fica evidente, em passagens como estas: “Arrependei-vos, fazei penitência, porque é chegado o reino dos céus”; “Eu na verdade, vos batizo com água para vos trazer à penitência; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. Aqui, João deixa claro que, Jesus batizaria as pessoas não mais com água, mas com o Espírito Santo e com o Fogo.
MAS O QUE É O BATISMO COM FOGO E COM O ESPÍRITO SANTO?
Batismo de fogo é o esforço de vencermos nossos instintos e hábitos inferiores, procurando praticarmos o bem. Este esforço é uma luta dentro de nós e em meio a tudo e a todos. E o batismo com o Espírito Santo é a sintonia com os benfeitores do plano invisível, através de manifestações mediúnicas ostensivas (ver, ouvir, etc., os desencarnados) ou sutis (pressentir, intuir, etc.). Os discípulos, receberam um magnífico Batismo do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, quando os Espíritos do Senhor se manifestaram através deles, em diversos idiomas, aos habitantes e visitantes de Jerusalém (Atos, cap.2).
ESPÍRITA É SUPERSTICIOSO?
Não. Como disse Luiz Sérgio no livro "Cascata de Luz": "O homem cultiva a superstição quando o seu espírito está fraco de fé e de conhecimento."
ESPÍRITA ACENDE VELA?
Não. Vela não ajuda em nada os desencarnados, mas sim a prece.
O QUE O ESPIRITISMO NÃO ADOTA?
O Espiritismo não tem dogmas, não tem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais, cálice com vinho ou bebidas alcoólica, incenso, mirra, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, trabalhos espirituais, talismãs, amuletos, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não tem curas espirituais com cortes, fórmulas mágicas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.
QUAIS OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA?
Os princípios da Doutrina Espírita são: A pluralidade das existências, a preexistência do espírito antes do nascimento e a continuação da vida após a morte, a intercomunicação entre encarnados e desencarnados, recompensas e penas, não como premiação e castigo divino, mas conseqüência natural dos atos praticados (Lei de Causa e Efeito).
O QUE O ESPIRITISMO PROIBE OU É CONTRA?
O Espiritismo não é contra nada e não proíbe nada. Costumamos dizer que não somos a favor de certas coisa. Quando dizemos ser contra nos colocamos numa posição de imposição. E como somos a favor do livre arbítrio, não devemos ser contra ou proibir nada. O Espiritismo usa a fala de Paulo para nos orientar: “Podemos tudo, mas nem tudo nos convém.” Portanto, a doutrina espírita nos mostra as conseqüências de nossos atos, a cobrança deve vir de nossa consciência.
UMBANDA, QUIMBANDA E CANDOMBLÉ SÃO ESPIRITISMO?
Não. Muitos dizem ser “kardecista” para distinguir da Umbanda, etc. Mas, quando respondemos "sou kardecista" estamos afirmando que o Espiritismo se divide com várias denominações, o que não é verdade. Muitos dizem, por exemplo: “alto espiritismo, espiritismo de mesa branca, linha Kardecista, Espiritismo do Bem, etc.” Mas Espiritismo é um só. Centro Espírita só os que seguem a Doutrina dos Espíritos. As outras religiões que usam o nome de "Centro Espírita" e divergem dos ensinamentos dos Espíritos que estão nas obras básicas codificadas por Kardec, não são Centros Espíritas, são Casas Espiritualistas.
POR QUE MUITOS ESPÍRITAS DIZEM: "EU AINDA NÃO SOU ESPÍRITA, PORQUE NÃO SOU PERFEITO."?
Porque não entenderam que se esperarmos a perfeição para dizermos ser espíritas, não seremos nunca. Pois, quando alcançarmos a perfeição, não seguiremos mais uma religião, ou melhor, um rótulo religioso, porque nossa religião será a prática do AMOR. Kardec disse que: “Reconhece-se o espírita pelo esforço que ele faz para melhorar-se”, significa que, se temos algo a melhorar, é porque não somos perfeito.
QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Paulo disse aos Coríntios (6: 19:20): “quem se entrega à imoralidade peca contra o seu próprio corpo. Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus?” Paulo pedia para que aquele povo cuidasse do corpo físico, deixando claro que nele habita um Espírito Santo, ou seja, todo Espírito é Santo, mesmo os que se encontram na imoralidade. Ele é santo, porque foi criado por Deus para que dele façamos bom uso. E quando fora do corpo (desencarnado), são eles que estão por aí dando comunicações sobre todos os pontos da Terra, utilizando para isso, os intermediários, ou seja, os médiuns de todas as religiões e fora delas também. Estes médiuns também são chamados de "profetas", etc.
ESPÍRITA FAZ PROMESSA?
Promessa é troca, barganha, faça isso que eu faço aquilo. Tudo deve ser feito com carinho, amor e sem interesse. Deus, Jesus, os socorristas que trabalham em nome deles não estão interessados em pagamentos, mas sim em fazer o bem e melhorar espiritualmente os encarnados. Os espíritas também pedem coisas em suas preces, mas são orientados a dizer sempre em seus pedidos: “Seja feita a Sua vontade”, porque só Deus sabe o que é melhor para nós.
KARDEC INVENTOU O ESPIRITISMO?
Não. Como ele mesmo disse, sua parte na obra, de revelar a Doutrina Espírita foi a de haver coletado, coordenado e divulgado os ensinos trazidos pelos Espíritos (desencarnados) através de vários médiuns.
POR QUE KARDEC É CHAMADO DE "O CODIFICADOR"?
Allan Kardec é chamado “O Codificador" porque organizou os ensinos revelados pelos espíritos formando uma coleção de leis (um código).
QUEM É JESUS PARA O ESPÍRITA?
Jesus é para o espírita “o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo.”
ENTÃO, BUDA, MAOMÉ, ETC., SÃO MENOS ILUMINADOS QUE JESUS?
Para nós, espíritas, Jesus é o espírito de maior evolução que já encarnou na Terra. Ele participou da formação de nosso planeta. Então, acreditamos que, todos estes espíritos iluminados, foram mandados por Ele à Terra para difundir as leis divinas.   



Compilação de Rudymara do GRUPO DE ESTUDO "ALLAN KARDEC" http://grupoallankardec.blogspot.com




segunda-feira, 4 de março de 2013

A PRECE




Os Espíritos disseram que: "A forma nada vale, o pensamento é tudo. Ore, pois, cada um segundo suas convicções e da maneira que mais o toque. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração."

Não há necessidade de ostentação, exterioridades (gestos, posições especiais) nem verbosidade excessiva.

"E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orardes, entra no teu quarto, e, fechada a porta, ora a teu Pai que está  em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais". (Mt 6:5/8).







sexta-feira, 1 de março de 2013

TERCEIRO MILÊNIO - Bezerra de Menezes

http://i258.photobucket.com/albums/hh260/aondenamoro_fotos/flores/1flor58.gif


Filhos, adentrando o Terceiro Milênio da Era Cristã, necessário que avalieis o que tendes feito, em vós mesmos, para que o Espiritismo, na causa que abraçastes, se propague sem tantos embaraços em beneficio dos homens, na Terra.Tendes sido, no grupo espírita ao qual vos vinculastes, um fator de união entre os companheiros?
Quais os vossos verdadeiros propósitos na Doutrina?
Pretendeis tão-somente usufruir das bênçãos da fé raciocinada ante as arremetidas do medo e da insegurança, a caminho da vida de além-túmulo, ou anelais que a fonte cristalina que vos dessedenta se oferte aos lábios ressequidos de quem renteia convosco na peregrinação para os cimos?
Frequentais a casa espírita apenas por desencargo de consciência ou já vos integrastes a alguma tarefa em que já vos seja possível sentirdes mais úteis?
Exerceis a mediunidade para o vosso deleite, no intercâmbio com os amigos do Mais Além, ou dela fazeis um instrumento cotidiano de consolo e de esclarecimento para os que vagueiam sem rumo?
Sem que o espírita, individualmente, se conscientize de sua importância na difusão das ideias libertadoras que esposou e se engaje com determinismo nas tarefas que as expressem, o Espiritismo não logrará ser a doutrina capaz de empreender a transformação que dela se espera na revivescência do Evangelho.
Que o espírita, portanto, na sintonia com as suas cogitações de ordem superior, incorpore o ideal e permita através de si a livre manifestação do Bem na exemplificação que lhe compete.
O mundo, de facto, esta repleto de teorias...
A Humanidade sente carência de quem ensine o que sabe, fazendo o que fala.
Apenas os espíritos imaturos se deixam envolver pelo verbo eloquente e brilhante, mas contraditório e destituído de ações positivas.
O Cristo não arrastava as multidões tão-somente pelo que pregava.
Filhos, sede transparentes em vossa fé, e prestareis à Doutrina relevante serviço para que, no milênio em que adentrais, ela desperte o interesse de quantos ainda vivem à margem de seus postulados.
Neste sentido, convenhamos, vós que vos encontrais sobre a Terra podereis fazer por ela muito mais do que nós!